Currais NovosLiteratura

III Festival Literário de Currais Novos, 2023

RODA DE CONVERSA: HISTÓRIA DO CANGAÇO; PRISÃO E MORTE DE CHICO PEREIRA

No sábado dia 11 de novembro por ocasião do III FLIC, ( Festival Literário de Currais Novos), e constando na sua programação oficial; por iniciativa de Zé Carlos com apoio dos realizadores, na Casa da Cultura Popular de Currais Novos, às nove horas da manhã aconteceu uma Roda de Conversa sobre cangaço, cujo tema central foi: História do Cangaço: Prisão e morte de Chico Pereira. A Roda de Conversa foi coordenada e mediada pelos expoentes: Kydelmir Dantas, membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC; que introduziu o evento saudando a todos os presentes e apresentando os demais membros: José Vanderli, de Currais Novos-RN e Fabiana Agra, de Picuí-PB. A roda iniciou com a exposição do pesquisador José Vanderli, em seguida prosseguiu com a fala do escritor e pesquisador Kydelmir Dantas e por fim encerrou com a explanação da pesquisadora e escritora Fabiana Agra. Após o tempo regulamentar, de 30 minutos para as explanações mais 30 para o fechamento da palestra, o público presente começou a interagir com os participantes da Roda de Conversa e a troca de conhecimentos se estendeu até às 12, com a sessão de autógrafos do livro de Fabiana Agra: As andanças de Antônio Silvino pelos sertões do Seridó e Curimataú (selo Parahyba Cangaço e edição da Gráfica Offset).
O evento bastante dinâmico e proveitoso para todos ali presentes encerrou às 12h e contou com a presença de pouco mais de trinta pessoas incluindo a equipe de apoio comandada por Zé Carlos. Estavam ali representantes de diferentes municípios; do RN: Currais Novos, Florânia, São Tomé e Natal; da Paraíba: Picuí, Frei Martinho, Nova Floresta e Cajazeiras. Todos amantes e entusiastas do tema Cangaço vindo de distantes localidades para partilhar seus conhecimentos e aprender uns com os outros acerca deste tema tão importante para a História do Brasil, do Nordeste e do Seridó em particular.

Imagem: Zé Carlos

O presente evento, que constou na programação oficial do III FLIC-2023, foi iniciativa de Zé Carlos, abraçado e apoiado pelos realizadores do FLIC, os vereadores João Gustavo e Matsson Rainier. Ao fim da Roda de Conversa, todos, satisfeitos com este encontro de amantes do cangaço, através do coordenador da Roda, Kydelmir Dantas que manifestou a gratidão expressa aos realizadores e apoiadores supra citados no ensejo de novas e vindouras realizações sobre o Cangaço nos próximos eventos do FLIC. Que venha mais eventos sobre o CANGAÇO!

Por Damião Silva

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Considere a importância de desabilitar o Adblok