Lançamento da I Antologia Literária de Picuienses e Convidados
Sábado dia 14 de janeiro aconteceu o lançamento da I Antologia Literária de Picuienses e Convidados. O evento aconteceu no fim da tarde no auditório da Prefeitura Municipal de Picuí, Seridó paraibano e foi transmitido ao vivo via live.
O livro foi idealizado, coordenado e organizado pelos escritores Alveriano Dias e Gorete Lira e contou com a participação de oitenta coautores de diversos estados com textos distribuídos em dois gêneros literários, poesia e prosa. No lançamento havia poetas e escritores de vários municípios vizinhos como Kydelmir Dantas de Nova Floresta, Fabiana Agra de Picuí, Udenilson Silveira de Picuí, Alveriano Dias de Recife-PE (radicado em Picuí-PB), Gorete Lira de Picuí, Damião Seridó de Frei Martinho, Janicleide de Picuí, Titico da Viola de Picuí, Italo Morais de João Pessoa e muitos outros.
A presente coletânea é um marco histórico na literatura em Picuí e em todo o Seridó e Curimataú paraibano, pois trata-se de uma iniciativa pioneira e de excelente qualidade, pela qualidade das obras selecionadas e pelos autores nela envolvidos. E além de ser uma obra pioneira é também um marco de inclusão abrindo portas, possibilitando oportunidades, descobrindo e revelando talentos das mais diversas faixas etárias. Assim de modo também pioneiro e inclusivo a presente antologia incluiu muitos jovens, adolescentes, crianças e idosos numa clara demonstração de que talento não tem idade e de que o sol realmente nasce para todos. Outro fato interessante é que nela está inclusa produções de alunos oriundos da rede pública de ensino de Picuí, dentre eles alguns alunos vencedores das Olimpíadas de Língua Portuguesa. E como vislumbraram em suas falas, os poetas e organizadores desta antologia Alveriano Dias e Gorete Lira este sonho só foi possível graças ao empenho de cada um dos autores participantes e aos demais apoiadores, entre eles dona Fátima Macedo em nome da Casa da Memória Vicente Ferreira de Macedo. Na mesa representativa estiveram os poetas e escritores: Alveriano Dias, Gorete Lira, Kydelmir Dantas, Fabiana Agra, Udenir Silveira, Damião Seridó, autoridades locais e inúmeros convidados se fizeram presente lotando todo o auditório, entre eles Adenilson Henriques, em nome do saudoso Antônio Henriques, poeta mor de Picuí, “ in memorian”. Estivera presente também o Coletivo Siridó de Currais Novos com os poetas e artistas: Léo Medeiros, Claudson Faustino, Irvaine Kenny e Damião Seridó prestigiando este importante evento.
A festa foi bonita e farta, com charme e elegância e sobretudo foi um reencontro de poetas e escritores da cidade anfitriã, de seus vizinhos e demais convidados. Picuí larga na frente dando o exemplo de investir na cultura literária local, valorizando seus autores e dando vez e voz aos novos talentos como forma de oferecer novas e diferentes atrações culturais enriquecendo mais ainda a cultura literária local.
Por Damião Silva
Créditos da imagens: Leonam Caetano e Léo Medeiros