No dia 06 de agosto, os poetas e pesquisadores Damião da Silva e Claudson Faustino do Coletivo Siridó e José Vanderli, pesquisador do Cangaço; visitaram o eminente historiador e escritor Adauto Guerra Filho em Caicó, capital do Seridó potiguar.
Adauto Guerra, um dos maiores historiadores do Seridó, vivo e atuante ( Graças a Deus para a nossa felicidade!) é filho natural de Cruzeta, mas reside em Caicó onde nos recebeu muito gentilmente com aquela simplicidade e afabilidade que lhe é peculiar. Pessoa gentil, humilde, afável e solícita, ele próprio nos acolheu e nos atendeu com aquela boa e velha hospitalidade, típica das boas tradições dos sertões seridoense e nordestino em geral. Guiou-nos pelo seu memorial situado na rua Dr. Renato Dantas, no bairro Acampamento em Caicó. Nos tratou super bem e nos atendeu prontamente respondendo diligentemente as nossas perguntas, explicando sobre o acervo do memorial, contando a história de cada obra sua, episódios de sua vida, sua carreira profissional e intelectual entre muitos outros assuntos relacionados ao nosso querido e velho Seridó satisfazendo assim as nossas curiosidades. Foi uma manhã rica de aprendizado e uma experiência super agradável na presença deste ser sábio, culto, simples, gentil, fervoroso, entusiasta e iluminado.
Aqueles que se interessam por conhecer melhor e a fundo as coisas relacionadas a história do Seridó potiguar, recomendamos a visita ao MEMORIAL ADAUTO GUERRA, pois seu dono além de ser profundo conhecedor da História do Seridó, ainda de sobra sabe recepcionar e acolher os visitantes como mais ninguém: com um coração, a amabilidade e atenção únicas, singular. Simples, humilde, cordial e prestativo está pronto a atender bem seus visitantes e, culto como ele é, está também sempre pronto para uma boa prosa sobre as coisas do nosso amado Seridó.
Adauto Guerra é um pesquisador e historiador culto, graduado em Ciências Econômicas e Pedagogia com domínio em vários idiomas como: Inglês, Francês e Latim; tendo sido professor no Colégio Diocesano do Seridó – CDS; no Instituto Cardeal Eugênio Sales – ICES; e no Centro Educacional José Augusto – CEJA em Caicó e em outras instituições pelo estado do Rio Grande do Norte. Além da sua longa e ampla carreira no magistério, desde jovem tem escrito sobre temas acerca da História do Seridó para vários jornais em Natal e em Caicó.
O MEMORIAL ADAUTO GUERRA está localizado na rua Dr. Renato Dantas, 17 A – bairro Acampamento em Caicó-RN. A visita é gratuita e o anfitrião acolhe a todos (as) indistintamente com a mesma cordialidade e a melhor hospitalidade que há nos sertões do Seridó.
Por Damião Silva