Literatura

O Menino, o Rio e a Cidade, obra em prosa e versos

Obra do poeta e escritor piauiense, Francisco Carlos Araújo.

O Menino, o Rio e a Cidade, obra em prosa e versos

Literatura piauiense. Prosas. Poesias. Crônicas históricas, biográficas e memorialísticas. Teresina e Barras. Poemas.
A presente obra resgata parte da história e das memórias de Teresina, destacando alguns fatos ocorridos desde a fundação da Capital do Piauí, na Chapada do Corisco, pelo jovem Conselheiro José Antônio Saraiva (auxiliado pelo vigário da vila do Poti, Pe. Mamede Lima e o mestre de obras, João Isidoro França) até às décadas de 1960 e 1970, bem como relatar casos do quotidiano de uma jovem capital que começava a despontar como uma cidade em crescimento e desenvolvimento econômico e cultural, sem deixar de evidenciar o aspecto urbanístico do centro histórico de Teresina, com suas belas praças, as casas residenciais e ruas com seus antigos nomes.

O Menino, o Rio e a Cidade, obra em prosa e versos
– O livro tem, também, como objetivo destacar algumas personagens consideradas importantes para a literatura, a cultura e a história de Teresina e para o estado do Piauí, tais como David Caldas, Pe. Mamede Lima, José Antônio Saraiva, Licurgo de Paiva, Sebastião Mendes, Clodoaldo Freitas e outras personalidades.
A obra tem como fito resgatar também um pouco da história de Barras-Pi, terra natal do autor da obra, da qual descreve fatos e memórias do autor, ainda criança, quando residia naquela cidade. Destaca, dentre outros fatos, a destruição da bela praça Monsenhor Bozon; a morte da finada Alda, ocorrida no dia do seu casamento em um acidente de carro; a demolição da antiga igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; a origem da cidade de Barras do Marataoã, bem como de outros fatos que o escritor considerou importantes para serem registrados no mencionado livro.

O Cordel A História de uma mulher virtuosa é parte integrante do livro: O Menino, o Rio e a Cidade, lançado recentemente em Teresina-PI e que está à venda em várias livrarias da capital piauiense. O referido cordel tem a interpretação do poeta Léo Medeiros, trilha sonora do grupo De Los Andes e produção de Soriê Produções. Confira abaixo:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Considere a importância de desabilitar o Adblok